In memoriam - Manuel Martins Alves

In Memoriam


É com grande pesar que a Direção da SPED comunica o falecimento do Dr. Manuel Martins Alves, vice-presidente da SPED no biénio de 1997-99 e um dos grandes impulsionadores da endoscopia moderna em Portugal.

 A toda a família a Direção da SPED apresenta o seu profundo pesar, deixando este texto que o seu último diretor no Hospital de Santa Maria fez questão de escrever.

Jorge Manuel Tavares Canena


O Dr. Manuel Martins Alves, nosso Colega e Amigo do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte e da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, deixou-nos no passado dia 21 de outubro.

O Dr. Martins Alves, foi (é) um pioneiro da Gastrenterologia Portuguesa designadamente na área da Hipertensão Portal onde assinou publicações internacionais, na Endoscopia Digestiva e na Unidade de Cuidados Intensivos em Gastrenterologia e Hepatologia (UCIGEH) nos anos 80.

Foi Secretário-Geral da SPED nos biénios 1987-1989 e 1989-1991, e Vice-Presidente da SPED no biénio 1997-1999.

Adorava o Serviço e o “Ser Gastro”, ensinar era o que mais gostava, sendo altamente apreciado pelos alunos e pelos colegas, pelo modo muito particular de transmitir os seus muitos conhecimentos.

Saliento ainda a dimensão Humana e Social do Manel, traduzida na inclusão e inovação dos “minutos culturais” nas sessões clínicas e durante as emotivas e pedagógicas aulas.

Um abraço especial aos seus seis filhos e restante Família.

Obrigado Manel por todos estes anos, pelos pastéis de nata, piões e ocarinas, um Abraço Amigo de todo o Serviço.

Rui Tato Marinho

 

  • Pinto Correia J, Martins Alves M, Alexandrino P, Silveira J. Controlled trial of vasopressin and balloon tamponade in bleeding esophageal varices. Hepatology. 1984;4:885-8.
  • Feeling Grateful: How to Add More Goodness to Your Gladness. by Charles Santoso (Illustrator), Kobi Yamada. Ed Compendium, 2022.

© 2024 SPED. Todos os direitos Reservados.