A Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva (SPED) acaba de lançar uma nova campanha de sensibilização para a prevenção das doenças do foro digestivo, com especial foco no Cancro Colorretal — um dos tipos de cancro mais prevalentes e silenciosos em Portugal.
Ao longo das próximas semanas, serão partilhados conteúdos informativos e conselhos úteis para promover o diagnóstico precoce e incentivar hábitos de prevenção junto da população. O objetivo é claro: proteger a saúde digestiva dos portugueses com informação acessível, credível e orientada para a ação.
Pode acompanhar os nossos conteúdos nas redes sociais oficiais da SPED, no Instagram, em @spedigestiva, e no Facebook, em @spendoscopiadigestiva.
A campanha dirige-se a pessoas com 50 ou mais anos, apelando à realização de exames de rastreio, com destaque para a colonoscopia, o procedimento de referência para detetar precocemente lesões que podem evoluir para cancro. Quanto mais cedo se realizar o diagnóstico, maiores são as probabilidades de sucesso no tratamento.
Em grupos de maior risco, como pessoas com antecedentes familiares de pólipos, tumores colorretais, ou síndromes que predisponham a maior risco de lesões, a colonoscopia assume um papel ainda mais crucial como método de diagnóstico e tratamento.
Apelamos, por isso, que faça o rastreio.
Uma decisão simples pode fazer toda a diferença, para garantir um verão tranquilo… e muitos mais pela frente.
Boas férias. Com saúde. Sempre.