Observe em um minuto a escala Gastroscopy RAte of Cleanliness Evaluation (GRACE), que permite quantificar a visualização adequada da mucosa do tubo digestivo superior.
Aprofunde conhecimento ou reveja mais globalmente este tema no(s) artigo(s) sugerido(s).

Esposito G et al. Endoscopy 2025
A visibilidade inadequada durante a endoscopia digestiva alta pode acarretar uma falha na deteção de 10 a 20% das neoplasias gástricas.
Nos últimos anos, vários grupos de investigação desenvolveram escalas para avaliar a limpeza do tubo digestivo superior, à semelhança do que foi feito para a colonoscopia, em que estas escalas são essenciais para aferir a qualidade do exame.
A escala Gastroscopy RAte of Cleanliness Evaluation (GRACE) quantifica a visualização adequada da mucosa do tubo digestivo superior, através da aplicação de um sistema de pontuação que avalia três diferentes áreas anatómicas (esófago, estômago e duodeno), com quatro diferentes graus de limpeza (de 0 –mau a 3 – excelente). É atribuída uma pontuação de 0 a 3 a cada segmento, para obter uma pontuação total que varia de 0 a 9.
A aplicação desta nova escala representa uma ferramenta importante para padronizar a avaliação da visibilidade da mucosa, incentivar os endoscopistas a obter excelente visibilidade e reduzir o risco de falha na deteção de lesões.
Esposito G, Dilaghi E, Costa-Santos C, Ligato I, Annibale B, Dinis-Ribeiro M, Areia M; GRACE Investigators. The Gastroscopy RAte of Cleanliness Evaluation (GRACE) Scale: an international reliability and validation study. Endoscopy. 2025 Apr;57(4):312-320. doi: 10.1055/a-2422-0856. Epub 2024 Sep 25. Erratum in: Endoscopy. 2025 Apr;57(4):C2. doi: 10.1055/a-2545-0228. PMID: 39321961.
Ver os minutos endoscópicos de outros meses aqui.
Se pretender contribuir para o "Minuto endoscópico" envie as suas sugestões para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..


