3.º Curso Teórico-Prático de Ecografia e Ecoendoscopia Anorretal

10 de maio de 219, Serviço de Gastrenterologia do Hospital de Santo António,  Centro Hospitalar Universitário do Porto.


Caros colegas,

É com enorme prazer que o GRUPUGE e o Serviço de Gastrenterologia do Hospital de Santo António, Centro Hospitalar do Porto, vos receberão no 3º Curso Teórico-Prático de Ecografia e Ecoendoscopia Anorretal.
A ultrassonografia integra no presente múltiplos algoritmos de decisão clínica. O mesmo acontece na patologia anorretal. A ultrassonografia anorretal endoluminal, por sondas rígidas ou ecoendoscópios, adquiriu um lugar de destaque na prática clínica diária condicionando várias decisões diagnósticas e terapêuticas. A utilização cada vez mais frequente destas técnicas justifica o investimento na formação e treino por maior número de médicos, internos e especialistas, de diferentes especialidades, cujo ponto comum é saber diagnosticar e/ou tratar os doentes com patologia anorretal. O nosso objetivo não é apenas o de ensinar a sua realização, mas também o de clarificar quais as suas indicações, potencialidades e limitações. Daremos particular destaque às sessões práticas, tentando abranger o máximo de diferentes patologias anorretais. Os formandos, subdivididos em grupos, estarão presentes nas salas de exames, podendo assistir in loco, e participar na realização das diferentes técnicas. Neste curso iremos realizar não apenas as técnicas convencionais de ultrassonografia anorretal endoluminal, como também demonstrar os mais recentes progressos na área tridimensional, transperineal e elastografia.
Como é nossa firme convicção que o sucesso da técnica também passa pelo correto exame proctológico e pelo conhecimento adequado da anatomia, estes pontos terão da nossa parte a atenção merecida. É nosso desejo que no final do curso todos estejamos clinicamente mais enriquecidos, de modo a que na nossa pratica diária possamos tratar melhor os doentes que nos procuram, razão final da nossa aprendizagem enquanto médicos.

Pela comissão organizadora,

A Presidente do GRUPUGE,
Prof.ª Doutora Susana Lopes

O Diretor do Curso,
Prof. Doutor F. Castro Poças

Programa preliminar.

Site do evento e inscrições.


© 2024 SPED. Todos os direitos Reservados.